Comissão Especial da Câmara Municipal de Cerejeiras se reúne na última quinta-feira dia 02 de abril para tratar assuntos concernentes a pandemia (COVID-19)

por adm publicado 08/04/2020 09h45, última modificação 09/04/2020 10h30
Reunião da Comissão Especial da Câmara Municipal de Cerejeiras, instituída na Resolução nº 214/2020, para acompanhar as medidas de combate ao Coronavírus em Cerejeiras.

No dia 02 de Abril de 20, as 15h00, na sede da Prefeitura Municipal de Cerejeiras, a Comissão Especial composta por: Valdecir Sapata Jordão (Presidente), Isair Francisco Baldin (vice-presidente), José Ferreira da Silva (membro), as enfermeiras Jaqueline Sikorski Sato, responsável pela atenção básica da saúde, Marilúcia Aparecida Ribeiro, responsável pela Epidemiologia, Mariana Alves da Silva, Diretora coordenadora de Enfermagem e o Médico Veterinário Jonatha de Carvalho Souza, responsável pela Vigilância Sanitária e Fernanda Pitteri Anastácio, Procuradora Jurídica da Câmara Municipal de Cerejeiras.

A Reunião iniciou com a entrega de um Plano de Ação para a equipe da saúde do município. A enfermeira Marilúcia alegou que no Estado há um grupo no Whatsapp para repassar informações dos municípios e assuntos pertinentes, como suspeitas e resultados de exame. As orientações para aqueles que estão com os sintomas do COVID-19, é de ficar em casa em estado de Quarentena e notificar o órgão de Saúde do município, assim como as pessoas que tiveram contato próximo ao suspeito e apresentarem os sintomas. Relatou também sobre a vacinação contra a gripe em residência que é oferecida para a população idosa.

Ainda foi levantado assuntos que diz respeito ao plano de contingência a respeito da medicação, como no processo de compra de emergência dos produtos de orientação às UBS, é a de não desperdícios e oferecer máscara ao paciente que se queixar de sintomas respiratórios. Relatou a compra excessiva da população de máscaras e álcool em gel acarretou no esgotamento destes insumos. Diante deste quadro presente na saúde com grande procura nos Hospitais municipais, a orientação para a população dos municípios é que elas possam procurar os postos de saúde de antemão, e só irem ao Hospital com orientação oferecida pelos respectivos postos. Alguns aparelhos estão no aguardo: monitores multiparâmetro (03), bombas de infusão (03). estão para chegar no município.

Há ainda uma atenção merecida a dengue, onde multirão foi feita para incentivar o cuidado e limpeza dos possíveis focus de proliferação do mosquito transmissor. Essa atenção é dada para evitar contágio de mais um vírus no município, que a busca por tratamento de saúde nos postos acarretará a mais aglomerações. As visitas nos hospitais estão sendo restringidas. O município de Cerejeiras irá prestar atendimento aos municípios de Pimenteiras do Oeste e Corumbiara.

Em última discussão, o Médico Veterinário Jhonatan, responsável pela Vigilância Sanitária alegou que a população não está respeitando os limites de pessoas, causando aglomerações nos estabelecimentos, os comerciantes podem dispor os funcionários para controlar o distanciamento e evitar aglomeração.

Para mais informações, segue link abaixo do Boletim da reunião na íntegra: