Moção de Aplausos aos Voluntários do Hospital de Amor do Município de Cerejeiras

por adm publicado 10/09/2019 11h32, última modificação 10/09/2019 11h32
Autoria: Vereadores José Carlos Valendorff, Isair Francisco Baldin e Valdecir Atílio Kluch.

A história do voluntários do Hospital de Amor começou na década de 1990, quando um fazendeiro da região de Barretos, no estado de São Paulo, foi curado de câncer no então chamado Hospital de Câncer de Barretos.

Na época, por gratidão ao tratamento recebido, o fazendeiro fez um leilão de gado e arrecadou recursos para a instituição que lhe salvou a vida. Depois, estes leilões passaram a ser chamados de Leilão Direito de Viver.

De lá para cá, a cada dia foram acrescentados também há 20 anos.

Há 15 anos, no ano de 2004, o contador cerejeirense Airton Gomes e sua esposa Jandira Gomes reuniram o primeiro grupo de voluntários e realizaram o primeiro Leilão Direito de Viver em Cerejeiras.

A cada ano, os leilões foram sendo realizados em Cerejeiras e novos voluntários foram sendo adicionados à causa.

No presente momento, são cerca de 50 voluntários que trabalham em prol do direito de as pessoas com câncer ter um tratamento digno. O coordenador do Leilão Direito de Viver continua sendo o senhor Airton Gomes, que não deixou de ser voluntário nem nos momentos mais ocupados da vida dele, como nos seis anos que exerceu o cargo de Prefeito de Cerejeiras.

Atualmente, todos os recursos arrecadados são destinados ao Hospital de Amor da Amazônia, localizado em Porto Velho, capital de Rondônia, que é o maior centro de referência no tratamento do câncer do Norte do Brasil. Todo o tratamento feito no Hospital do Amor é gratuito.

Um grupo de agentes de saúde do Município de Cerejeiras também atua como voluntários do Hospital do Amor da Amazônia. Alguns meses antes da realização do Leilão Direito de Viver, os agente de saúde passam nas casas da pessoas na zona rural e anotam as doações feitas por cada doador. Depois, os voluntários apenas apenas pegam a lista e passam nas residências rurais recolhendo as doações, como porco, galinha, gado, carneiro, dentre outras doações. Lembrando que este trabalho feito pelos agentes de saúde é voluntário, pois eles não são obrigados a fazer esta pesquisa.

Comerciantes também apoiam esta causa, com a doação de brindes e com a realização de rifas em prol do Hospital do Amor da Amazônia.

Todos os anos, a equipe de voluntários começa há trabalhar três meses antes do Leilão Direito de Viver. A iniciativa também recebe a ajuda de outras instituições, como a Igreja e o Lions Club.

A cada ano a arrecadação do Leilão Direito de Viver é história, passando de R$ 200.000,00 todos os anos.

Neste ano, o evento foi realizado no dia 1° de setembro e o valor arrecadado ainda não foi calculado pelos voluntários.

Este trabalho é de imensa importância para o município de Cerejeiras. Todos os anos, pacientes do município de Cerejeiras procuram o Hospital do Amor da Amazônia para tratamento. Nenhum paciente é negado o tratamento.

Esta é um breve histórico da luta dos voluntários do hospital do amor que trabalham no Município de Cerejeiras, em prol de arrecadar fundos para poder cada dia mais oferecer um melhor atendimento a essas pessoas que passam por momentos tão difíceis em suas vidas.

Diante do exposto, queremos registrar os nossos fervorosos e merecidos Aplausos ao voluntários do Hospital do Amor.

Cerejeiras, 06 de setembro de 2019.