Vereadores Aprovam Moção De Aplausos Para Todos Os Professores Que Atuam e Atuaram No Município De Cerejeiras

por adm publicado 15/10/2019 08h25, última modificação 15/10/2019 08h30
Autoria Vereador Isair Francisco Baldin

 

O maior indicador de desenvolvimento de uma sociedade está no grau de atenção que se dedica à educação, e, pensar em educação sem trazer a figura do professor em mente, é mesmo que esvaziar uma sala-de-estar e pensar que terá algo que prenda em ficar ali.

Ser professor para muitos é arte, dedicação, porque não falar em amor? Mas também, não podemos esquecer que é sobrevivência, desafio, tarefa árdua, nos dias de hoje, em que o desrespeito, violência estão tomando conta das salas ao invés das perguntas, dos elogios e agradecimentos.

Não à toa, que a palavra professor provém do verbo professar, portanto, transpassando as barreiras de um mero educador, professor traz a missão, não há gesto mais gratificante, enobrecedor do que transmitir conhecimento, não é falácia, mas sensível ao nosso íntimo “quando a gente ensina, a gente aprende...”

E qual aluno de primeira série que nunca tentou no seu caderno fazer o caracol no L ao escrevê-lo maiúsculo, porque viu a professora escrever no quadro? Ou a letra E enfeitada e pensar em uma nota musical? Aos professores que não se utilizaram destes recursos não há problema, de uma ou outra forma com certeza também marcaram a infância na vida escolar das crianças, pois toda criança ao chegar em casa sempre fez uma salinha de aula para brincar e com orgulho e disputa entre os amiguinhos queriam e ainda querem ser o professor naquele momento...

Jamais será esquecida a emoção de ter aprendido a ler as primeiras palavras e reconhecê-las nos letreiros de lojas, embalagens de brinquedos e dos salgadinhos, como se naquele momento tivesse sendo adquirido um super poder.

É tamanho o exemplo e influência dos professores, que ai de quem ensinar a fazer de outro jeito ... “A professora ensinou assim...” e vem lá nossos filhos e nos repreendem, porque queríamos ensinar a fazer um oito sobrepondo duas bolinhas...

Grande também foi a vitória de aprender ou decorar a tabuada, e quantas vezes perguntávamos aos professores: “ Onde usarei isso algum dia?” “Pra quê saber?” Doce ilusão de ainda não compreender que os números, suas multiplicações, adições e subtrações jamais sairão de nossos dias...

E as fórmulas de matemáticas, a hipotenusa, delta, o valor PI, as dimensões das figuras geométricas, os gráficos, a raiz quadrada, logaritmos, as regras redondas, em pirâmide, compasso, regra esferográfica, todo esse universo aprendido e lembrado associando ao professor, que nos ensinou a manusear os instrumentos, os macetes para criar estilete a partir da lâmina do apontador, dali já sem querer já estávamos no mundo de criações e aproveitamento de recursos...

E quando não só tínhamos as atividades dentro da sala, também erámos artistas nas mãos dos professores, que nos ensaiávamos para as quadrilhas, danças para o dia das mães, pais, índios, páscoa, natal, crianças, e aos olhos dos pais tornar o melhor momento do mundo.

Bom, cada professor com seu jeito, seja sendo brincalhão ou rígido, calado ou conversador, em cada fase de nossas vidas, na escola, faculdade, passa seu ensinamento sobre a matéria, mas também seu jeito de ser, com postura, exemplo de vida, pois quantas vezes nem sonhamos que passam por situações difíceis, doentes, sofredores de perda de familiares, problemas financeiros e familiares e mesmo assim, conseguem deixar fora do portão da escola.

Professor é a profissão matriz, a fonte, porque afinal, um médico ou um advogado só são o que são, porque frequentaram os bancos de escola e tinha um professor com régua, caneta ou giz pronto para ensinar.

Em tempos de séculos XXI, ouvimos constantemente que a máquina irá substituir o homem, mas é audacioso ou infame pensar que será ao ponto de substituir os professores, não há tecnologia ou modernidade que substituía o intelecto.

Considerando assim, que esta Casa Legislativa reconhece a paciência e a dedicação que mostram, incansavelmente após várias manhãs, tardes e noites, muitas vezes com mais de um turno por dia, que acredita na capacidade de seus alunos, quando eles mesmos não acreditam. Encarando lutas diárias e tendo de se adaptar à realidades que nem sempre são as melhores para o ensinar e o saber.

Diante do exposto, queremos registrar os nossos mais fervorosos e merecidos Aplausos a esses profissionais.

 

Cerejeiras, 11 de outubro de 2019.